domingo, 8 de agosto de 2010

Léo Godoy Otero

Léo Godoy Otero nasceu em Morrinhos, Goiás, a 17 de maio de 1927, filho do médico José Gumercindo Márquez Otero e de Maria Aparecida Godoy Otero. As primeiras letras e parte do curso primário fez em casa, enquanto curso ginasial no Ginásio Senador Hermenegildo de Moraes, em sua cidade, no Ginásio Diocesano de Uberaba e o segundo ciclo no Colégio de São Bento de São Paulo.
Em 1948 ingressou na Faculdade de Direito de Goiás, Goiânia terminando o curso em 1953.
Em 1954 teve seu primeiro livro, “Gente de Rancho”, contos regionais, lançado pela bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, da prefeitura de Goiânia.
Em 1954 ingressou na Cia. Cinematográfica Vera Cruz, de São Paulo, vindo a ser assistente de direção.
Após o encerramento das atividades da Vera Cruz trabalhou na redação de O Estado de S. Paulo.
Em 1958 foi editado pela livraria José Olympio Editora, do Rio de Janeiro, seu novo livro, “O caminho das boiadas”, então agraciado com o prêmio Jornal do Commércio, do Rio de Janeiro, como a melhor obra de ficção regional daquele ano.
De 1965 a 1967 foi resenhista de livros do “O Jornal do Livro” de São Paulo.
Em 1984 teve reeditado o “O caminho das Boiadas”, pelo GRD Editora, de São Paulo.
Estudioso de ficção cientifica, por vinte anos pesquisou o tema, vindo a lançar, em 1987, o ensaio “Introdução a uma historia da ficção cientifica”, via Lua Nova Editora, também de São Paulo.
Foi por duas vezes diretor da União Brasileira de Escritores de S. Paulo, 1989 e 1990.
Sua última obra literária, “O retrato em sépia”, foi publicada pela Ottoni Editora, de Itu, SP, em 2003, ali inseridos dois contos urbanos e um regional.
Participou de diversos congressos de escritores e de cinema apresentando teses, debatendo, sugerindo medidas de defesa do cinema nacional.
Léo vive em Itu município de São Paulo com sua esposa Marilia de Mendonça Bastos Godoy Otero com quem teve três filhos Virginia, Léo e Patricia. Arthur, Caio, Pedro, Luiz , Luiza e Léo são seus queridos netos!

Um comentário:

  1. Você é o próprio Léo Godoy Otero ou alguém que criou este blog para homenageá-lo?

    O livro O Caminho das Boiadas é simplesmente o melhor que já li até hoje. Como fui criado em fazenda no interior de Goiás, compreende perfeitamente o texto, que é poeticamente perfeito e sonoro.

    Por favor, me responda em adrianocurado@hotmail.com.

    ResponderExcluir