domingo, 8 de agosto de 2010

Introdução a ficção científica

FOLHA DE SÃO PAULO – 29/11/1987
Biblioteca Básica – Ficção científica
Introdução a uma história da ficção científica de Léo Godoy Otero. Lua Nova Editora, são Paulo  242 páginas.”
“Introdução a uma história da ficção científica” é um amplo levantamento dos precursores, definições e obras deste ramo da literatura. Inicialmente o autor analisa mitos. Apresenta autores gregos da Antigüidade e obras da Renascença determinantes na formação da ficção científica. Utilizando uma divisão cronológica elaborada por Isaac Asimov; a parte principal trata de cinco períodos. ( … ) Contém também capítulos específicos para autores brasileiros e russos e uma bibliografia, tanto de obras como de ensaios a respeito.
ANUÁRIO BRASILEIRO – Não ficção nacional
Gilberto Schoereder São Paulo, 1987 “Introdução a uma história da ficção científica”. Nos últimos anos tem-se intensificado o número de publicações dedicadas ao estudo da ficção científica no Brasil. Esta “história da ficção científica”, a mais recente, como as demais, ajuda os leitores interessados no gênero a compreende-Ia melhor.
( … ) Léo Godoy Otero é conhecido por sua imersão na literatura regional com seu romance “O caminho das boiadas”, que recebeu os maiores elogios do grande escritor Guimarães Rosa. Pode-se imaginar uma grande distância existente entre a literatura regional e a ficção científica, esta pesquisada exaustivamente por Otero, durante vinte anos de leitura. Mas para o autor a diferença transformou-se em semelhança. “Em ambos os gêneros (diz Otero)”, o leitor há que ser iniciado, é dizer familiarizado com a linguagem. Em ambos os regionalismos, o terráqueo e o espacial, predominam tipos e dialetos específicos.
Um destaque deve ser dado ao excelente levantamento realizado da ficção científica brasileira, tão pouco conhecida do público em geral e na qual se aventuraram grandes nomes da literatura nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário